domingo, 25 de novembro de 2012

SofiAlgarvia... hoje por aqui

 
 


Entre tecidos, lãs e episódios do dia a dia a Sofia mostra-nos o seu blogue SofiAlgarvia, hoje por aqui.
Bom gosto, aliado ao gosto de escrever duas das razões pelas quais a gosto de visitar. Um blogue de uma Algarvia onde os comentários são algarviadas...vale a pena passar por lá!
Obrigado Sofia pela tua partilha.

O teu nome e nome do projecto?
O meu nome é Ana, ou Sofia, ou Ana Sofia, sabes que depende muito onde estou, se me conhecem bem ou mal, assim é o nome que usam. Eu gosto de todos.
O meu projeto chama-se SofiAlgarvia, claro está, por ser marafadinha de Portimão. Apesar de viver em Lisboa desde que entrei na Universidade, em 1990, continuo muito fiel às minhas raízes e quis homenagear o meu Algarve dando este nome ao meu blog.
 
Diz-nos onde divulgas o teu trabalho?
Os meus trabalhos começaram no blog www.sofialgarvia.com e ao fim de ano e meio passaram para o Facebook www.facebook.com/sofialgarvia e para o etsy www.etsy.com/shop/sofialgarvia
 
Tudo começou...O blog começou porque sentia muitas saudades de escrever, e senti que essa janela me dava oportunidade para dar novamente asas à inspiração. As artes manuais sempre me acompanharam desde pequena, comecei cedo a tricotar e a bordar, porque a minha mãe, madrinha e avós também o faziam, e eu sentia imenso prazer em ver nascer camisolas e quadros das minhas mãos. Gostava do desafio de conseguir reproduzir os esquemas e padrões que vinham nas revistas. A costura foi algo que ficou por aprender com a família, só depois de ter perdido as mulheres da minha infância e adolescência, e já depois de ter adquirido uma máquina da costura, é que resolvi ir fazer um workshop e meter a mão nos tecidos. Claro que o bichinho que andava por aqui adormecido, ficou entusiasmado, cresceu e nunca mais deixei de coser. Já lá vão 3 anos!

O que te inspira? Sou inspirada por diversas situações: cores que vejo no vestuário das mulheres portuguesas, das viagens que já fiz e que continuo a fazer nas minhas férias a dois, ou até pelas minhas filhas e enteados.
 
Diz-nos algo sobre ti...
Sou de extremos, não conheço meio-termo, por isso
Chocolate quente ou refresco chocolate-quente, que me faz lembrar o meu tempo de estudante universitária, no Semestre de Inverno, na Alemanha
refresco - limonada ou ginger ale, que me faz pensar nas noites quentes de Verão junto à Casa Inglesa em Portimão
Campo ou Praia Praia, sempre praia! Se estiver calor, entro e saio da água de 15 em 15 minutos.
Sol ou chuva? E por isso sol, muito sol, mas com protetor 50, porque a minha pele cansou-se de passar os Verões inteiros no Algarve e agora queixa-se!
Cinema ou teatro? Cinema e Teatro, sou fã de ambos.
Gosto... de acordar cedo e vêr a cidade a acordar comigo, de rir às gargalhadas com os amigos de sempre a relembrar palermices da juventude, de estar com as minhas filhas e enteados em frente a um jogo de tabuleiro.
Não gosto... de esperar nos encontros, de couves, de picadas de insectos, de ouvir falar da crise e de todos os pensamentos negativos que rodeiam esse tema.
Palavras... aquela que gostava de ouvir agora era 'filha', ou 'carochinha', ditas pela boca da minha Mãe, que perdi já há quase 20 anos.

Agora que estamos a entrar na época natalícia, diz-nos o que mais gostas de oferecer, e quais os teus critérios, na hora de selecionares as prendas?
Gosto de personalizar as prendas. Ofereço cadernos de capas bonitas a quem gosta de escrever, livros a quem gosta de ler, petiscos gourmet a quem já tem tudo e até é bom garfo. Ou então peças feitas por mim, às amigas e colegas mais próximas.
Recomenda um sítio, 100% português , para as comprinhas de natal...
recomendo as lojas portuguesas da PTteam, no etsy.com, e a Sardinha, em Loulé, que é de uma amiga nossa e só vende produtos nacionais. Encontram-se artigos para todos as bolsas e para toda a família. Espreitem! http://www.facebook.com/SARDINHA.FRESH.SOUVENIRS.FROM.PORTUGAL?filter=3
Um conselho para a criança de hoje, adulto de amanhã…
Para a criança de hoje - brinquem muito, conheçam os vizinhos da vossa idade, serão excelentes amigos que ficam para a vida inteira, aprendam a respeitar os mais velhos e o espaço que vos rodeia, fará de vós bons pais e mães de família e excelentes cidadãos, porque o exemplo passará para os vossos filhos e netos.
 
 
P.S._ Lamento se a formação estiver com algumas falhas, mas o blogger não estava a funcionar lá muito bem.
Ass. pipian

5 comentários:

  1. Muito bem Sofia, pessoa de extremos, mas sempre com um sorriso lindo! :) Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11/25/2012

    É bom encontrar-te Ana. um beijinho
    p.s. como te disse há anos, ÉS A FILHA QUE QUALQUER MÃE GOSTARIA DE TER.

    ResponderEliminar
  3. Bom gosto e talento, uma artista.

    ResponderEliminar
  4. Uma artista que tenho o prazer de conhecer pessoalmente;)
    O 1º encontro foi aqui na blogosfera.
    O 2º cruzámos-nos por mero acaso na rua e a Sofia perguntou à Sofia se era a "Borboleta Serrana".

    ResponderEliminar
  5. Hildegard11/27/2012

    Wenn du mal nicht mehr handarbeiten magst oder kannst, dann beginn irgendeine
    Art Buch zu schreiben, du hast einen wunderbaren Ausdruck, einen eigenen Stil
    und ich lese sehr gerne, was du schreibst. Schön für dich, dass du deine Flügel
    noch weiter ausstreckst!
    Viel Glück und noch mehr Spaß weiterhin.
    Hildegard

    ResponderEliminar