quinta-feira, 31 de março de 2011

Quinta-Feira ou em Lituano Ketvirtadienis, quarto da semana

A Lituânia (em lituano Lietuva) é uma das três Repúblicas Bálticas. Limita a norte com a Letônia, a leste e a sul com a Bielorrússia, a sul com a Polônia, a sul e a oeste com o enclave russo de Kaliningrado e a oeste com o Mar Báltico. Sua capital é a cidade de Vilnius, no leste do país.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Quinta-feira ou em latim Quinta Feria :: thursday, Thor day


É o meu dia da semana preferido, daquelas coisas que não sabemos o porquê simplesmente sentimos.
Por ordenação de trabalho e lazer a quinta-feira é considerada o quarto dia da semana, sendo assim na maioria dos calendários em todo o mundo.
A palavra é originária do latim Quinta Feria, que significa "quinta-feira".
Povos pagãos antigos reverenciavam seus deuses dedicando este dia ao astro Júpiter o que deu origem a outras denominações. Em espanhol diz-se jueves e no italiano giovedì, com o significado de Júpiter e dia de Júpiter. Outros povos reverenciavam deuses mitológicos, em inglês diz-se thursday, dia de Thor e em alemão Donnerstag, dia de Donner.
Para a Igreja Católica, a quinta-feira é o dia de devoção ao Santíssimo Sacramento, em memória à Última Ceia de Jesus Cristo.
Os nomes dos dias da semana em português têm a sua origem na liturgia católica. Na maior parte das outras línguas, a sua origem são nomes de deuses pagãos e deuses mitológicos aos quais os dias eram dedicados.
In Wikipédia, a enciclopédia livre.

Para dar as boas vindas á Primavera, até á Páscoa vou colocar um post a cada quinta-feira.

domingo, 20 de março de 2011

Welcome SPRING.....Tote and messenger bag's

Hoje às 23:20, entrou oficialmente a primavera e com ela os pensamentos de dias solarengos, flores, campo, verão e de tudo o que revela alegria, movimento, boa disposição. Pelo menos estes são os meus pensamentos.
Todas as estações têm a sua beleza, mas sem dúvida que a primavera e o verão são as que nos dão á alma maior optimismo. Para dar as bem-vindas á Primavera aqui ficam umas Tote e Messenger Bag's práticas e coloridas.
Disponíveis aqui.

Tote bag #2 Indisponível

Tote bag #3 Indisponível

Messenger bag #1 Disponível

sexta-feira, 18 de março de 2011

I like...



Ainda não tinha partilhado aqui o meu gosto por frases e pensamentos. Delicio-me com algumas que tenho o privilégio de ir encontrando….
“ Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há aqueles que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol.”
Pablo Picasso

quinta-feira, 17 de março de 2011

Concurso :: Competition

Já tinha comentado em anterior post que tinha participado num concurso.
"Ideias do Antigamente Fazem a Diferença no Ambiente", relacionado com a  Biodiversidade. Um concurso promovido pela Câmara Municipal de Santarém em conjunto com o Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, de Lisboa.
Ontem foram divulgados os resultados, e como tinha prometido cá estão as fotos da mala que levei a concurso. Espero que gostem, eu adorei fazê-la desde o rascunho até ao resultado final. Toda ela feita de materiais reaproveitados.


Parabéns aos vencedores e a todos os participantes! e que continuem estas iniciativas... 

segunda-feira, 14 de março de 2011

Para um aniversário :: For a Birthday

Prenda de 12 anos para a B.
Ar Primaveril, de tamanho para as coisas que as meninas desta idade gostam de levar consigo. Adorei sobretudo, o contraste da ganga com o verde. :)

sábado, 12 de março de 2011

Log Cabin...Patchwork

Entre muitos outros trabalhos artesanais feitos em tempos pela minha avó e agora pela minha mãe, temos o patchwork.
Á algum tempo que ando para fotografar estes trabalhos, todos em log cabin . Acredito que quando a minha avó ordenava estes retalhos, estava longe de conhecer a história deste tipo de trabalho. A minha mãe seguiu-lhe os passos e estes são alguns dos trabalhos que resultaram.

Retalhos que iam tomando forma, de acordo com o dia em que eram feitos, mas para originarem um trabalho cheio de cor. Estes aqui mostrados são completamente cozidos á mão.

Em muitos sítios encontra-se ligação deste tipo de bloco á cultura americana, mais precisamente às cabanas construídas com toras de madeira, que marcaram o inicio da arquitectura americana. Aqui lemos que no bloco tradicional o quadrado central representa a lareira acesa, fogo, que iluminava o interior da cabana, daí a cor deste quadrado ser usualmente o vermelho, amarelo, laranja. Ao redor temos as tiras. As claras representando as toras iluminadas, do outro as escuras, a sombra criada pela cabana.



E cá está o quadrado central a vermelho.